sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


Atividade 4.3 
Leitura, Reflexão e Discussão sobre mídia-educação

As tecnologias modernas e o avanço rápido das mídias presente na vida do mundo atual, caracteriza desafios emergentes na educação; pois isso, afeta não só o ambiente escolar, mas a vida social, o lazer, a cultura e as relações pessoais.
O uso das tecnologias e o acesso ás mais variadas mídias parece estar sendo usadas nas escolas pesquisadas ainda de um jeito em que se valorizam mais o simples uso sem um caráter reflexivo e expressivo. Muitas vezes devido a falta de qualificação dos professores nesta área que se intimidam diante do assunto  em que os alunos sabem mais a respeito.
Nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis pesquisadas, pode-se encontrar máquinas fotográficas, filmadoras, TVs, vídeos, computadores e acesso à internet, jornais, revistas, gibis, mas parece que não está havendo uma conscientização prática de professores que poderiam ser mediadores para um uso crítico e reflexivo das tecnologias, uma vez que os alunos já dominam tais equipamentos.    

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atividade 3.4


Atividade 3.3 - Proinfo


Atividade 3.3 - Proinfo
Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.


PLANO DE AULA – “Os cinco sentidos”
MATERNAL – A
Emei. Profº Neuze Baptista

Justificativa:
Os cinco sentidos nos proporcionam a percepção de tudo o que nos rodeia, e é na Educação Infantil que podemos dar às crianças a identificação dos nossos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato; e propô-las experiências e sensações que muitas vezes passam despercebidas.
A Audição  permite-nos captar os diversos tipos de sons oriundos do nosso ambiente; através da visão podemos distinguir cores, objetos, formas, pessoas, paisagens, etc.; o Olfato é o sentido que nos permite sentir e reconhecer os diferentes odores; com o Paladar podemos perceber os diferentes sabores: doce, salgado, azedo, amargo e; por meio do Tato, podemos pegar objetos, alimentos, líquidos e sentir a textura, a temperatura, etc.

Objetivos Gerais:
-Conhecer os cinco sentidos;
-Explorar os cinco sentidos;
-Compreender a importância dos sentidos;
-Estimular a interação e a integração em sala de aula.

Conteúdos:
-Descobrindo os cinco sentidos e as sensações;
-Partes do corpo humano.

Estratégias:
-Rodas de conversa;
-Caixa conjunto de esquema corporal;
-Brincadeiras de roda e músicas enfatizando através de gestos, as partes do corpo;
-Massa de modelar;
-Cantinho das sensações;
-Cabra-cega;
-Caixa Mágica;
-Pintura com guache, colagens e dobraduras;
-Observações de perto, de longe;
-Preparo e degustação da salada de frutas.

Público Alvo:  crianças de 3 anos de idade.

Duração: 15 dias.

Recursos utilizados:  CDs, DVD, Câmera Digital; Revistas e Livros.

Produto Final:
-Exposição dos trabalhos;
-Entrega do livro “Os Cinco Sentidos”, confeccionado pelas crianças.

Eixos a serem trabalhados:
Movimento, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Identidade e Autonomia, Matemática e Artes Visuais.

Avaliação:
A avaliação foi feita de acordo com a observação e registros constantes sobre o interesse, desempenho e progresso das crianças. Foi notório o interesse e a participação das crianças durante as atividades propostas; e a descoberta por parte delas de  novos conceitos, de novos sabores, cores, texturas, sons. Enfim, as crianças apoderaram-se de novos saberes e conhecimento de mundo, fator essencial para a faixa etária trabalhada. Sucesso este, devido a interação entre professor e aluno favorecendo a troca de experiências e participação das crianças nas atividades. 

Bibliografia:
-Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;
-Camilão, o comilão, Ana Maria Machado;
-Coleção Liga dos Vegetais;
-Coleção Quem canta seus males espanta.

Atividade 3.2 - Proinfo


Atividade 3.2 – Proinfo


Unidade 3 

Atividade: Confecção de um livro de Adivinhas sobre animais, confeccionado por crianças da Educação Infantil de 3 anos.

Descrição da atividade: Durante o mês de agosto foram realizadas com as crianças, várias atividades sobre o Folclore Brasileiro, dentre elas as adivinhas.  A partir da leitura de várias adivinhas, as crianças ficavam atentas e se esforçavam para dar a resposta correta e participar da disputa de quem acertava mais. A criança que acertava a resposta fazia a imitação ou cantava uma música para justificar a resposta. Para finalizar, as crianças confeccionaram um livro sobre as adivinhas trabalhadas, cujo tema principal foi os animais. Neste livro, foram feitas dobraduras, pinturas com guache, quebra-cabeças e recorte e colagem.

Relato da atividade: Os alunos do Maternal-A, através das adivinhas puderam aperfeiçoar a capacidade de raciocinar e de se expressar, dar opiniões, investigar, descobrir, conhecer,  respeitar e compartilhar as respostas apresentadas.

Tecnologia utilizada: CDs, Câmera digital, recursos impressos e tirados da internet através de sites de pesquisa.